Remadores do último porão...

   Hoje assisti o filme Ben - Hur ,que gosteiiiii muitooooo mesmo, porém não vou falar exatamente do filme, até porque estreou ontem e muita gente creio eu que ainda não assistiu , mas algo no filme me chamou muito atenção que são , os remadores do último porão , eu sou muito fascinada nessa história , já li sobre isso em dois livros recentemente , coincidência? Não sei...  , no filme eu pude "vê" o que conhecia só nos livros ... Como gostei muito resolvi dar uma pesquisadinha e encontrei um texto de ninguém mais ninguém menos que Pastor José Rodrigues da MCM Povos , sou admiradora demais desse homem de Deus ... 
Então , segue a história , vale a pena ler, e pesquisar mais sobre o assunto, nos trás grandes lições !!! 

Aproveiteeeeee


    "Os textos originais da Bíblia não utilizavam a palavra "servo" quando se referiam àquelas pessoas subjugadas ao esquema escravocrata. Ao invés disso, emprega-se de fato a palavra: escravo. A língua grega apresenta pelo menos três variantes da palavra escravo. Uma delas é a palavra upêdêtê.  
    Os "upêdêtês" faziam parte de uma classe de escravos condenados à morte pelo Império Romano. A sentença desses condenados era de que deveriam remar até a morte. Até que esse sofrível destino se cumprisse, eles deveriam viver acorrentados nos últimos porões das embarcações romanas, empilhados em caixas e faziam ali mesmo todas as necessidades fisiológicas. A única fuga era a morte. À medida que se descia as apertadas escadas daqueles portões, maior se tornavam o calor, as trevas e o mau cheiro que vinham do último porão. Ali podia-se ver um dos mais deploráveis quadros de escravidão humana, um cenário simplesmente miserável e desumano.
     Em I Coríntios 4:9 Paulo diz: "Porque a mim me parece que Deus nos pôs a nós, os apóstolos, em último lugar, como se fôssemos condenados à morte; porque nos tornamos espetáculo ao mundo, tanto a anjos, como a homens". Interessante observar que a palavra utilizada para empregar o termo "último lugar" é exatamente  a palavra upêdêtê, "escravo do último porão". 
Parece um tanto contraditório comparar a vida cristã a um bando de condenados acorrentados no fundo de um navio malcheiroso. E para ser sincero, também resisti durante algum tempo para aceitar tal idéia como verdadeira. Paulo, como cidadão romano, conhecia muito bem quem eram e como viviam aqueles escravos, e por isso, não cometeria nenhum tipo de engano ao usar a palavra upêdêtê para dizer que somos escravos de Cristo.
      Um obreiro aprovado está pronto para ser colocado em último lugar. Pronto para ser esquecido e para momentos de humilhação. Em tempos difíceis, tempos em que a maioria decide murmurar e criticar, esse obreiro silenciosamente desce as escadarias que levam ao último porão.
     Você já ouviu alguma vez alguém condoído, choramingar:
     -"Ah! Ninguém se lembrou de mim! No final da conferência, o pastor subiu ao púlpito carregando uma lista com mais de 20 nomes. Você acredita que ele citou o nome de todo o mundo, mas não citou o meu? É muita ingratidão depois de tudo que eu fiz"!
Manifestações desse tipo revelam o anseio por reconhecimento e evidenciam o despreparo ministerial de quem as faz. Um verdadeiro escravo não espera recompensa por seus serviços. Seu trabalho é feito em silêncio e não visa autopromoção. Esse é um trabalho que ecoará na eternidade: "um trabalho fabricado no escuro do derradeiro portão, onde não há sons de elogios e nem aplausos de multidões.  
      Lamentavelmente temos presenciado um tempo de estrelismo no cristianismo moderno. Julgamos possuir a teologia mais refinada de todos os tempos, nossos seminários são os mais respeitados; no entanto, é estranho que diante de uma bagagem tão ampla não tenhamos aprendido quase nada a respeito da importante lei do "crescer para baixo", lei vivida e lecionada por João Batista. 
      É certo que ele nunca freqüentou uma sinagoga que pelo menos refletisse um pouco da estrutura que temos hoje. Contudo, ao olharmos para a vida desse homem rude, eu descubro que poucos de nós possuímos a teologia que ele aprendeu no deserto: "importa que eu diminua e Ele cresça", João 3:30. A glória de Cristo em mim deve, de alguma forma, continuar me empurrando para algum canto escuro do palco, enquanto o círculo de luz acompanha centralmente a Pessoa de Cristo no cenário.
     Que Deus abençoe os "remadores" que têm sido erguidos ao longo dos séculos em Sua Igreja.

"Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao teu nome dá glória". Salmo 115:1

Pr. José Rodrigues
Casa de Adoração - Trindade / GO

Share this:

COMENTÁRIOS

    Comentários

0 comentários:

Postar um comentário