No Divã ...

Bom Dia...

Hoje temos mais uma estréia, que semana liiiindaaaa... Com tantas novidades especialmente pra vocês.

Tem sido M-U-I-T-O bommm o feedback que tenho recebido de todos, a satisfação, críticas, comentários, etc... Continuem aqui conosco é sempre um prazer..

Hoje temos alguém no qual eu sou SUSPEITÍSSIMAAA em falar dela, minha irmã caçula, a princesinha da casa, carinhosa, toda meiguinha, que tem se tornado uma GRANDE MULHER, sempre muito batalhadora, alegre e uma INDESISTÍVEL...
Ela me ensina muito todos os dias, e eu tenho um orgulho absurdooooo dela...
Tem se tornado uma profissional INCRÍVEL, é a psicóloga da família, e olhaaaaa garanto que ela tem muito trabalho, a começar de casa...hahhahha ...ela estará aqui conosco semanalmente escrevendo para o nosso Divã. 

Se liga, cola aqui beleza?!

Leia com atenção e carinho o artigo de hoje...
Esperamos que todos vocês gostem :)))


Ciúme Patológico, cuidado!


O Ciúme Patológico compreende vários sentimentos perturbadores, desproporcionais e incoerências, os quais determinam comportamentos inaceitáveis ou estranhos. Esses sentimentos envolveriam um medo desproporcional de perder o parceiro(a) para um(a) rival, desconfiança excessiva e infundada, gerando significativo prejuízo no relacionamento afetivo.
Definido como a percepção do indivíduo face a ameaça ou perda de valores no relacionamento para um rival real ou imaginário, como pensamentos infundados de falsa fidelidade (Marazzite,2003).
O indivíduo ciumento vive um amor possessivo, provocado pelo medo ou ameaça da perda da pessoa amada. Podendo levar a comportamentos compulsivos, na busca por provas concretas daquilo que para o enciumado pode ser imaginário. No âmbito do ciúme, não é preciso acusar sem provas, pois o ciúme patológico, leva o indivíduo interpretar conclusivamente evidências de infidelidade a partir de ocorrências irrelevantes.
Muitos são os comportamentos que revelam que uma pessoa pode estar se excedendo em seu ciúme, se acaso, não esteja tão claro para a própria pessoa. Comportamentos como, examinar bolsos, carteira, contas, celulares, roupas íntimas, abrir correspondências, conseguir a senha das redes sociais, seguir o cônjuge ou mesmo contratar detetives particulares. São sintomas de alerta para a análise do possível ciumento patológico.
No processo de ciúme patológico, várias emoções, pensamentos irracionais e perturbadores, dúvidas e ruminações sobre provas inconclusivas, ideias obsessivas, prevalentes ou delirantes sobre infidelidade, busca incessante de evidências que confirmem ou afastem a suspeita, além de comportamentos inaceitáveis ou bizarros, são experimentados pelo indivíduo que sofre do problema.
O ciúme se intensifica, acaba tornando-se doentio, delirante: sua mente vê as coisas onde não há, ele torna-se possessivo, onde muitas vezes basta instigar um pouco, que a mente fantasia cada detalhe.
 Os ciumentos não precisam de motivo para ter ciúmes. São ciumentos porque são. O ciúme é um monstro que se gera em si mesmo e de si nasce.  – Shakespeare.

Desta forma, a prevenção e orientação são fundamentais, para prevenir problemas de relacionamentos e situações sérias, e que mesmo pode resultar em tragédias, quando não se dão conta de que isso pode ser tratado.

*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo
Maisa Silnara Freitas de Morais - Psicóloga - CRP 22/01624

Share this:

COMENTÁRIOS

    Comentários

0 comentários:

Postar um comentário